Origem do dia dos namorados

Dia dos NamoradosHá mais de 2 mil anos é celebrado o Valentine´s Day, Dia do Valentino, ou seja, Dia dos Namorados, 14 de Fevereiro. A versão mais propagada sobre o motivo dessa data e respectivo nome, seria por causa de um padre de Roma chamado Valentino.

Em 270 d.c o, imperador romano Claudius II proibia a celebração de casamentos por acreditar que os homens solteiros seriam melhores combatentes em tempos de guerra. O sacerdote Valentino = não concordava e realizava as cerimônias matrimoniais às escondidas. Ele foi descoberto e decaptado no dia 14 de Fevereiro. Naquela época as pessoas comemoravam um antigo Festival da Fertilidade, e a troca de presentes, era um hábito entre os namorados.

No Brasil, a data comemorativa é 12 de Junho, antes do dia de = Santo Antonio – que é conhecido santo casamenteiro. Como o mês de Junho tem poucos estímulos ao comércio de presentes, o publicitário João Dória observou uma oportunidade e realizou uma campanha que foi um sucesso. A ação de marketing foi copiada por comerciantes de todo país e com o passar do tempo, virou tradição nacional.

Fonte: www.kalya.com.br